Os 6 Tipos de Câncer Mais Prevalentes em Mulheres

Os 6 Tipos de Câncer Mais Prevalentes em Mulheres

O câncer, uma condição caracterizada pelo crescimento desordenado de células no corpo, resulta na formação de tumores. Esses tumores podem ser benignos, não cancerosos e limitados, ou malignos, cancerosos, capazes de se espalhar para outras áreas do corpo, invadindo tecidos e órgãos circundantes. Surpreendentemente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a segunda principal causa de morte natural no Brasil.

É alarmante notar que muitas dessas fatalidades poderiam ser prevenidas. Vamos examinar os seis tipos de câncer mais prevalentes entre as mulheres: pele, mama, colorretal, cervical, pulmonar e tireoide.

Câncer de Pele: A exposição solar ao longo da vida contribui para o desenvolvimento do câncer de pele, incluindo o melanoma e os carcinomas de células basais e escamosas. No Brasil, onde a incidência de radiação solar é alta, o câncer de pele é o tipo mais comum. Este câncer pode ser dividido em dois principais subtipos: carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC), considerados cânceres de pele não melanoma, e melanoma, um tipo mais agressivo.

Câncer de Mama: O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres em escala global, sendo o segundo tipo mais comum no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. A incidência aumenta com a idade, afetando uma em cada seis mulheres aos 80 anos de idade. No Brasil, a incidência anual é de 60 a 100 casos por 100.000 mulheres. A detecção precoce é fundamental para o tratamento, com mamografias recomendadas a partir dos 50 anos de idade.

Câncer Colorretal: Este tipo de câncer afeta o cólon e o reto e é uma das principais causas de morte nos países ocidentais. A detecção precoce, através de testes como o Teste de Sangue Oculto nas Fezes (TSOF) e colonoscopias, é crucial devido à natureza lenta do desenvolvimento da neoplasia.

Câncer de Colo do Útero (Cervical): Apesar de ser uma das principais causas de mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, o câncer cervical pode ser prevenido e tratado eficazmente com detecção precoce e vacinação contra o HPV. O exame de Papanicolau desempenha um papel crucial na detecção precoce deste câncer.

Leia também: Tudo Sobre Câncer de Colo de Útero

Câncer de Pulmão: Embora historicamente associado ao tabagismo masculino, o câncer de pulmão afeta um número significativo de mulheres no Brasil, especialmente aquelas expostas ao tabagismo passivo. A cessação do tabagismo é a melhor medida preventiva, embora a detecção precoce continue sendo um desafio devido à falta de sintomas nas fases iniciais.

Câncer de Tireoide: Este é um dos cânceres endócrinos mais comuns no Brasil, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos. O diagnóstico envolve uma variedade de exames, incluindo ultrassonografia e biópsia da tireoide, destacando a importância da detecção precoce para o tratamento eficaz.