Fibromialgia: Um Roteiro para Compreender, Diagnosticar e Tratar

Fibromialgia: Um Roteiro para Compreender, Diagnosticar e Tratar

Definição

A fibromialgia é uma condição complexa que se manifesta através de dor muscular generalizada e crônica, persistindo por mais de três meses, porém sem sinais evidentes de inflamação nos locais afetados. Além da dor, os sintomas incluem um padrão de sono não revitalizante, fadiga e podem se estender a distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, junto com queixas de dificuldades de concentração e memória.

 

Causas

Sua causa ainda não está completamente esclarecida, embora haja uma hipótese predominante de que pacientes com fibromialgia têm uma alteração na percepção da dor. Estudos de imagem cerebral e a presença de sensibilidades em outras partes do corpo, como no intestino ou na bexiga, apoiam esta teoria. Traumas físicos, dores locais mal tratadas ou doenças graves podem desencadear o desenvolvimento da condição. A relação entre dor crônica, distúrbios do sono, humor e concentração parece ser de causalidade, com a dor crônica sendo o fator desencadeante.

 

Fibromialgia e sua abrangência

A fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial, com predileção por mulheres e uma faixa etária de 30 a 50 anos, embora casos em pacientes mais jovens ou mais velhos também ocorram.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é predominantemente clínico, apoiado por história clínica detalhada, exame físico e exames laboratoriais que excluem outras condições semelhantes. Os resultados dos exames que indicam inflamação não são alterados, e os achados de imagem devem ser interpretados com cautela. A presença de fibromialgia pode complicar o tratamento de outras condições reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.

 

Tratamento

O tratamento visa aliviar sintomas, priorizando cuidados não medicamentosos como exercícios e terapia, mas medicamentos também são essenciais para melhorar qualidade de vida.

Pregabalina, duloxetina reduzem sensibilidade à dor; relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos tratam outros sintomas da fibromialgia.