A expectativa de uma possível gravidez muitas vezes desponta quando a menstruação se atrasa. Entretanto, nem todas as mulheres podem se apoiar nesse marcador temporal devido à irregularidade de seus ciclos. Essa foi a situação de Jennifer Rodrigues, analista administrativa de 26 anos de São Paulo, que compartilha sua jornada surpreendente e inesperada.
Inicialmente, Jennifer atribuiu seus sintomas a uma questão de saúde digestiva. “Descobri que estava grávida durante exames para o gastroenterologista. Sentia muita azia e dor de estômago, do tipo que precisava de remédios para aliviar. Também sentia um sono absurdo, mas não estranhei, porque trabalho muito e estudo. Além disso, como eu tomava injeção mensal e meu marido estava com varicocele, descartei a gravidez de imediato”, relembra ela.
Porém, mesmo após consultas com um especialista do aparelho digestivo e exames de endoscopia e abdômen total, a verdade se revelou através de um ultrassom: ela estava grávida de 28 semanas, o que hoje é sua filha, Helena. Jennifer só começou a manifestar sintomas mais típicos de gravidez, como enjoos e sensibilidade nos seios, duas semanas depois.
A experiência de Jennifer destaca a complexidade da gravidez e a importância de reconhecer sintomas além do atraso menstrual. Para isso, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli lista dez sinais que podem indicar uma gravidez:
- Enjoo, causado pelo aumento dos níveis hormonais.
- Déficit de memória, decorrente das mudanças orgânicas e metabólicas.
- Alterações olfativas, como a intolerância a odores anteriormente agradáveis.
- Alterações de paladar, manifestadas em desejos alimentares diferentes.
- Fome excessiva, influenciada pelos hormônios.
- Sensibilidade mamária, um sinal de preparação para a amamentação.
- Cólicas, que podem ocorrer devido ao desenvolvimento fetal.
- Aumento da secreção vaginal, preparando o canal de parto.
- Alterações de humor, resultado das flutuações hormonais.
- Constipação, devido aos efeitos da progesterona no intestino.
Por fim, é crucial buscar orientação médica em caso de suspeita de gravidez e realizar o teste sanguíneo de Beta-HCG para confirmação, garantindo uma abordagem precisa diante dessa fase importante da vida.
Leia Também: Sinais e Sintomas Iniciais de Uma Gravidez